sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SABMiller vem se concentrando no mercado latino-americano


A SABMiller, fabricante das cervejas Grolsch e Peroni, informou que sua unidade latino-americana vai vender mais que o planejado nos próximos três a cinco anos, pois está se concentrando em cervejas mais acessíveis.
A companhia prevê um crescimento do volume de vendas na região de 5% a 8%, ante previsão anterior de 4% a 6%, segundo o presidente da SABMiller para a América Latina, Karl Lippert. A receita por hectolitro deverá aumentar até 4%, ante previsão anterior de até 5,5%.

A SABMiller está se concentrando em uma estratégia de acessibilidade, uma vez que 56% dos latino-americanos têm rende igual ou menor que o salário mínimo, disse Lipper. Os preços da cerveja nesses países são muito altos, quando comparados historicamente com os preços praticados no resto do mundo, afirmou Lipper. Estamos buscando oportunidades para a democratização da cerveja.
A unidade latino-americana foi a que mais contribuiu para as vendas e o lucro de 2010 da companhia, sediada em Londres. A cervejaria, com marcas como a Cusquena e a Aquila na região, divulgou um crescimento de 11% no lucro antes dos juros, impostos e amortização, superando a Europa, ficando um pouco atrás da média de 12% do grupo. Os volumes das cervejas lager ficaram no mesmo nível do ano anterior.

A SABMiller vem se concentrando no plano de acessibilidade na Colômbia, Honduras e El Salvador, vendendo cerveja em garrafas maiores e preços ligeiramente mais baixos, para atrair consumidores em bares, ou vendendo pacotes de latas para serem consumidas em casa, estratégia que até agora tem sido bem sucedida. A companhia manteve sua meta de crescimento da margem de lucro de 60 pontos-base para 100.

O volume de bebidas vendido na Colômbia em 2010, depois que o governo do país aumentou o imposto sobre valor agregado da cerveja de 3% para 10%, em fevereiro, levando a SABMiller a aumentar seus preços. Enchentes no país também afetaram as vendas. A companhia disse que a Colômbia responde por mais de metade de suas vendas na região. Com a melhoria do tempo, houve um crescimento de dois dígitos nas vendas no país, segundo Lippert.

A companhia prevê que o PIB da América Latina vai crescer 4,8% entre 2010 e 2015, numa taxa anual composta, em linha com seus mercados africanos e mais que o crescimento esperado para suas unidades na América do Norte, África do Sul e centro e leste da Europa.
Os países latino-americanos onde a SABMiller opera têm consumo médio anual de bebidas alcoólicas de 38 litros por pessoa, ante 77 litros na América do Norte.
Em novembro, a SABMiller comprou a Cerveceria Argentina Isenbeck, a terceira maior fabricante da Argentina, entrando num mercado dominado pela Anheuser-Busch InBev, a maior fabricante do mundo. A integração foi difícil no começo, mas se normalizou com a boa equipe local, disse ontem Rob Priday, presidente da unidade peruana da companhia.

FONTE: VALORONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário