quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Budweiser vem fortalecer o portfólio de cervejas premium da companhia, ao lado de Stella Artois e Bohemia


 Para marcar sua chegada ao Brasil, a Budweiser, quarta marca de cerveja mais vendida no mundo, adotou como estratégia patrocinar 20 grandes nomes internacionais, que farão shows no Brasil nos próximos meses. Nomes como Red Hot Chilli Pepers, Pearl Jam, Britney Spears, Rihanna e Eric Clapton foram alguns dos escolhidos.

De acordo com Stella Brant, diretora de marketing da área premium da Ambev, subsidiária da gigante Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev), que é dona da Bud, a ação faz parte do posicionamento internacional da marca de estar perto dos consumidores mais jovens, classe A/B, que gostam de música e têm um perfil mais “cool”. Ela diz que, com essa iniciativa, mais de um milhão de pessoas terão contato com a marca neste primeiro momento.

Além dos shows, a Budweiser também vai patrocinar o lutador de MMA (Mixed Martial Arts), Anderson Silva. A estratégia será exclusiva para um reality show na fanpage da marca no Facebook, que começou na última quarta-feira (17) e mostra os momentos de preparação do atleta para a luta do UFC 134, com realização no Rio de Janeiro, neste sábado (27), no HSBC Arena.
Além de acompanhar o treinamento do atual campeão dos pesos médios – o número de episódios não está definido –, os usuários do Facebook e fãs do atleta podem concorrer a ingressos para o evento por meio de uma promoção que possibilita aos interessados enviar mensagens de apoio a Silva. Os autores das melhores mensagens receberão ingressos VIPs com direito a acompanhante e acesso ao lounge da Bud.

A estratégia foi desenvolvida pela Africa, responsável pelo atendimento da conta no Brasil. A parceria foi negociada pela 9ine, que tem entre seus sócios o ex-jogador de futebol Ronaldo e o WPP Group. A Africa também está trabalhando no desenvolvimento da campanha de divulgação da cerveja, que deve começar a ser veiculada, em breve.
Segundo Stella, a Budweiser vem fortalecer o portfólio de cervejas premium da companhia, ao lado de Stella Artois e Bohemia, esta última, líder do segmento com 1,5% de participação.

Outra concorrente é a Heineken, que detém 0,4% do mercado e também tem como foco os jovens das classes A/B. A cerveja, produzida no Brasil desde o ano passado, é patrocinadora do Rock in Rio e do SWU. A Budweiser será fabricada no País, na planta da Ambev de Jacareí, em São Paulo, e deve custar cerca de 15% mais que as principais marcas da companhia como Skol e Brahma.


Outra questão que movimenta o mercado de cervejas é que a Fifa afirmou para o governo federal que deseja a venda de cervejas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 – a venda de cervejas em estádios de futebol no Brasil é proibida. O motivo é comercial, já que a Budweiser é patrocinadora global da Fifa.
Para o professor Robert Alvarez, do núcleo de esportes da ESPM, diante da pressão da Fifa, alguma medida provisória será editada na ocasião. Ele também diz que só a Budweiser será vendida nos estádios.

“A Fifa vai fazer pressão para que se possa vender Budweiser nos estádios. Nenhuma outra marca de cerveja pode ser vendida em eventos da Fifa”, afirmou Alvarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário