quinta-feira, 9 de junho de 2011

A cervejaria mexicana Modelo da marca Corona e a Molson Coors estudam possível oferta conjunta pela australiana Fosters





As cervejarias trabalham com bancos com o Bank of America e o Deutsche Bank para obter o financiamento para a possível aquisição, de acordo com as fontes, que não quiseram ser identificadas. As ações da Fosters, cuja sede fica em Melbourne, fecharam em alta de 3,5% na sexta-feira, o que lhe confere valor de mercado de 8,6 bilhões de dólares australianos (US$ 9,2 bilhões).
A negociação da Fosters pode enfrentar obstáculos, se a Anheuser-Busch InBev, dona de 50% da Modelo, tentar proibir a transação, segundo as fontes. Uma oferta agora parece menos provável do que há algumas semanas, porque há receios quanto à estrutura do acordo, disseram as fontes. As companhias também poderiam ir atrás da Fosters por conta própria ou com outros parceiros.
“Eles de fato precisam de um parceiro para financiar o acordo”, disse o analista Philip Gorham, da Morningstar, em Chicago, a respeito da Molson Coors. “A Austrália é um mercado desenvolvido que a Molson conhece.”
Combinar-se com a Fosters poderia ajudar a Modelo a continuar independente, após a cervejaria ter tentado sem sucesso negar à AB InBev assentos no conselho de administração. A AB InBev, maior cervejaria do mundo, ganhou participação não controladora na Modelo e 9 dos 19 assentos do conselho ao comprar a Anheuser-Busch em 2008. A Modelo tem valor de mercado em torno de 230 bilhões de pesos mexicanos (US$ 20 bilhões). Uma aquisição pela Modelo exigiria consenso dos seus acionistas, incluindo a AB InBev.
A Molson Coors estaria mais propensa a aliar-se com sua atual sócia nos Estados Unidos, a SABMiller, para apresentar oferta pela Fosters, do que com a concorrente AB InBev, disse Gorham. A Modelo usa a Molson Coors, de Denver, em vez da AB InBev, para distribuir suas marcas no Reino Unido.
A Fosters comunicou a notícia de uma “oferta potencial” em documento aos reguladores e destacou não ter conhecimento de nenhuma informação ainda não anunciada, após ser consultada pela Bolsa de Valores Australiana sobre a alta das ações.
Colin Wheeler, porta-voz da Molson Coors, e Jennifer Shelley, porta-voz da Modelo, não quiseram comentar assunto, assim como Andrew Butcher, porta-voz da Fosters, e Marianne Amssoms, da AB InBev.
Outras cervejarias também teriam interesse na Fosters, que tem participação de 50% no mercado australiano de cervejas. A SABMiller, segunda maior do mundo em vendas em volume, estava estudando uma oferta pelos ativos no setor de cerveja, segundo uma fonte afirmou em setembro. Um porta-voz da SABMiller não quis comentar o assunto.
A Asahi, do Japão, também poderia ter interesse na Fosters, segundo duas fontes próximas às empresas. Procurada, a cervejaria japonesa não se manifestou.
A Fosters distribui a marca Corona, da Modelo, na Austrália. Em maio, a cervejaria australiana desmembrou-se de sua unidade Treasury Wine, segunda maior produtora de vinhos do país, para concentrar-se na área de cerveja.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário